Realização profissional com os cursos de Cecília Lima

Seis perguntas para alcançar realização profissional

“Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando.” Steve Jobs

Como coach, sou bastante procurada por pessoas que buscam encontrar sentido em uma atividade profissional que gostem e que sintam que estão usando seus dons e talentos. Percebo que muitas vêem o trabalho como fonte para obter recursos financeiros para se realizar em atividades que praticam nos finais de semana. Segundo pesquisa do Gallup, nos EUA o percentual de pessoas que enxergam a atividade profissional dessa forma é 70%.

Será que é possível ser feliz profissionalmente realizando uma atividade que você ame? Sim, é possível! Quando você atua perto dos seus pontos fortes – dos seus talentos – e encontra significado no que faz, a chance é grande!

Talentos, do meu ponto de vista, são aptidões dadas à pessoa que fazem com que ela realize algo muito bem e de maneira fácil (sem desgaste emocional). Além disso, é algo que quando em ação traz muita alegria ao coração da pessoa e beneficia outros ao seu redor.

Talvez seus talentos já estavam em ação quando você era adolescente (e até mesmo criança). Pense em algo que sempre fez bem. Por exemplo, uma pessoa que tem relacionamento interpessoal como um ponto forte, pode ter sido um adolescente com amizades profundas e duradouras. Ou uma pessoa com talento para analisar dados, fatos, situações e coisas já apresentava essa característica na infância e adolescente fazendo perguntas curiosas, desmontando aparelhos e resolvendo problemas.

Para você refletir sobre seus talentos, deixo aqui seis perguntas importantes:

O que você faz por horas e não sente o tempo passar?

O que você faria para o resto da sua vida, mesmo que não fosse remunerado para isso?

Qual a atividade (mesmo fora do trabalho) onde você se sente “bom no que faz?”

Qual a atividade que você realiza e onde sua mente flui e você encontra novos caminhos?

O que você faz e que ao fazer sente seu coração alegre e realizado?

Qual a atividade que executa e que ao executar abençoa o mundo ao seu redor (pessoas, empresas, meio ambiente) ?

Talvez ao responder essas perguntas, você entrará em contato com seus pontos fortes, seus talentos. Reflita como usa ou pode usar essas características que descreveu para executar o trabalho que você já faz de uma maneira melhor ou dar uma guinada profissional e buscar uma atividade que ame realizar, que preencha o seu coração de alegria e que gere benefícios a outros.

No Comments

Post A Comment